8 Dicas para se proteger na internet

Hoje, pela segunda vez, fotos íntimas de famosas foram parar na rede. Como isso pode acontecer? Como posso me cuidar com relação a isso? Nesse post vou dar algumas dicas que acho muito importantes para manter-se seguro na rede.

Vamos imaginar que a internet é uma grande cidade, onde sua casa seria seu e-mail ou Facebook. Assim como sua casa pode ser assaltada, suas informações na rede também podem. Imagina se você esquece de trancar a porta, deixa uma janela aberta ou até mesmo entrega a chave a alguém desconhecido, pode ser que ninguém faça isso na realidade, mas no mundo virtual fazemos isso sem perceber ou até sem saber, o tempo todo. E existem pessoas má intencionadas que estão à espreita esperando esse descuido seu.

Existem também aqueles forçam a barra, e invadem mesmo que você tranque a porta. Então, irei relacionar aqui alguns pontos que acho importante para dificultar a ação dessas pessoas:

1 – Use senhas seguras
Nada de data de nascimento, nome da mãe ou 12345. Esse tipo de atitude facilita e muito a ação desses invasores. Sempre crie senhas com um certo grau de dificuldade, use número e letras, no extremo, diferencie entre maiúsculas e minúsculas. Não se esqueça que isso vale para o seu computador também.

2 – Use serviços conhecidos
Sabe quando aquele “amigo” te indica um site ou programa e você baixar sem pesquisar sobre ele antes, você pode estar baixando um vírus em seu pc. Os riscos estão desde afetar o desempenho da máquina até roubo de informações. Esteja atento.

3 – Não abra e-mail de desconhecidos
Recebeu um e-mail com a seguinte frase: “Veja as fotos de ontem”? Só clique aí, se realmente você foi a algum lugar no dia anterior. Não conhece quem te mandou? É melhor nem abrir, seria como receber um presente de um desconhecido, fique com o pé atrás antes de abri-lo.

4 – Atualize seu pc
Uma das formas mais eficazes de se evitar vírus e outros malefícios, é atualizando seu computador. “Ah, mais eu não sei fazer isso!”, na maioria das vezes o computador já atualiza automaticamente, se ele não está atualizando, procure um técnico de confiança, ou até mesmo busque no Google, é bem fácil. E não se esqueça de atualizar seu antivírus, existem muitos antivírus grátis na rede e de boa qualidade.

5 – Fotos íntimas
O ideal seria não tirar esse tipo de foto, mas… Se você gosta desse tipo de pratica, certifique-se o local na qual está armazenado não tem conexões diretas com a internet, se for enviar ao seu namorado(a), coloque senha nas suas fotos (o Winrar faz isso, e é bem seguro). Não aconselho que salve esse tipo de fotos em celulares ou e-mail, já que esses dispositivos estão sujeitos a invasões. Na dúvida não tire essas fotos. 😉

6 – Cuidado com o wi-fi público
Ao usar a internet de uma rodoviária, aeroporto, ou até mesmo um amigo, saiba que esse tipo de rede também está suscetível a invasões. Essas invasões as vezes não vem nem da internet, mas de outra pessoa que estiver usando o mesmo wi-fi, ou outro usuário que esteja na mesma rede e infectado, essa infecção pode chegar a você. O correto é sempre deixar o Firewall ativado.

7 – Não salve senhas no navegador
Alguns navegadores, como o Google Chrome, têm mostrado aos seus usuários uma opção de salvar sua senha, não recomendo que salve, pois essas informações podem ser clonadas ou roubadas. Não pelo navegador mais por terceiros. Imagine se outra pessoa acaba usando seu e-mail ou Facebook sem perceber, e clicar em algum link suspeito será sua conta infectada e não a dele.

8 – Cuidado com links
Quem já não se deparou com links como: “Perca peso – clique aqui” ou “Ganhe dinheiro fácil”, sem dúvida é algum tipo de vírus ou ladrão virtual. O melhor é evitar, não existe dinheiro fácil e formula milagrosa para emagrecer!

Diante de tantas ameaças e bisbilhoteiros na rede, podemos até nos sentir pequenos e indefesos navegando. Mas isso não é 100% verdade, a internet é um local seguro. Assim como sua casa está segura ou não depende muito de como você usa ela. A melhor solução para esses problemas é estar atualizado e atento.

Siga me

Daniel

Um dos Guardiões da Galáxia, enviado do futuro para avisar que tá tenso, e ficou preso nessa era. Estudantede Sistemas de Informação no IFBA, técnico de informatica formado pela vida, amante das artes cinematográficas e Marvel-DC maníaco.
Siga me