Breve História do “Dia Do Orgulho NERD”

Hoje é um dia importante, ao menos para quem é Nerd de verdade, alguém começou ouvir o tema de Star Wars ou uma toalha apareceu do nada?… Aqui apareceu! 25 de maio, Dia do Orgulho Nerd e para quem ainda não sabe a origem desse dia, segue uma breve história para você!

dont panicNo inicio, 25 de maio era celebrado o “Dia da Toalha”, homenagem dos fãs ao autor Douglas Adams responsável pela obra, O Guia do Mochileiro das Galáxias, livro que se tornou referencia ou como muitos dizem a “bíblia” do nerd, o autor dedicou uma página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias pelas suas variadas utilidades, decidiu-se então, pelo uso da toalha, como tema da homenagem! Há quem passe o dia 25 inteiro com uma tolha. Mais adiante, em 25 de maio de 1977, ocorria o dia da première do primeiro filme da série Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, outro motivo de comemoração. Também é lembrado o “Glorioso 25 de Maio” para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

Com o passar do tempo surgiram outros eventos e festivais marcando o dia como Orgulho Nerd, que ocorreram entre 1998 e 2000, quando Tim McEachern organizou eventos não conectados chamados de Festival do Orgulho Geek em um bar em Albany, Nova York e, mais tarde, em Boston, também nos Estados Unidos. Na Espanha em 2006, cerca de 300 nerds fantasiados foram às ruas de Madri, o festival se espalhou pela internet e por todo o mundo!

Star wars

Como vimos, a data 25 de maio é uma mistura de vários acontecimentos o que torna ainda mais importante para os nerds de todas as idades. O termo nerd, que antes era usado para um individuo de forma negativa, atualmente se tornou algo positivo e  estilo de vida.

Bruna

Bruna

Estudante de Administração, viciada em filmes e séries, escritora e editora do Depósito Nerd. Chocólatra apaixonada por decoração.
Bruna

Últimos posts por Bruna (exibir todos)