Tecnologia: O robô mais rápido agora é capaz de saltar obstáculos

 

robo-guepardo

O Cheetah Robot da MIT, criado e desenvolvido para ser o robô quadrupede mais rápido, já havia quebrado o recorde humano de Usain Bolt, correndo a 45 km/h, isso mesmo 45 quilômetros por hora. Isso considerando que ele não é movido através de rodas, mas sim com quatro patas, imitando um guepardo real.

A nova evolução do robô é o fato dele poder pular obstáculos enquanto está em movimento. Os pesquisadores instalaram novos algorítimos e sensores para que o robô, pudesse executar saltos em obstáculos com até 40 centímetros de altura. Segundo os pesquisadores, essa é a primeira vez que um robô que se apoia em quatro patas consegue fazer isso sozinho. Confira no vídeo:

Um salto em movimento é um comportamento puramente dinâmico”, afirma Sangbae Kim, professor de engenharia mecânica do MIT. “É preciso administrar equilíbrio e energia, e ser capaz de aguentar o impacto após o pouso. Nosso robô é especificamente desenvolvido para esses comportamentos altamente dinâmicos”.

Foram usados três algorítimos para o “pulo do gato”. O primeiro detecta e calcula tamanho do obstáculo, o segundo calcula a trajetória do pulo e o terceiro calcula a força necessária para efetuar o movimento.

Uma das metas do grupo seria o aperfeiçoamento da eficiência energética, podendo assim ser usado para beneficio da humanidade como resgate e ajuda em operações militares.

Siga me

Daniel

Um dos Guardiões da Galáxia, enviado do futuro para avisar que tá tenso, e ficou preso nessa era. Estudantede Sistemas de Informação no IFBA, técnico de informatica formado pela vida, amante das artes cinematográficas e Marvel-DC maníaco.
Siga me