Crítica – Doutor Estranho “Mude sua realidade”
Ficha Técnica:
Título no Brasil: Doutor Estranho
Título Original: Doctor Strange
Diretor: Scott Derrickson
Roteiro: Jon Spaihts, Scott Derrickson e C. Robert Cargill
Data de estreia: 02 de novembro de 2016
Duração: 115 minutos
Elenco:
Benedict Cumberbatch – Stephen Strange / Doutor Estranho
Chiwetel Ejiofor – Barão Mordo
Rachel McAdams – Christine Palmer
Tilda Swinton – Anciã
Benedict Wong – Wong
Mads Mikkelsen – Kaecilius
Trailer do filme:
Observação: Essa crítica foi realizada por um autor específico e não reflete toda a opinião do site.
A Marvel Studios finalmente apresentou o misticismo no seu universo cinematográfico, através do seu personagem Doutor Estranho. O filme apresenta efeitos especiais de qualidade, psicodelia pura e um elenco de qualidade que sustenta o filme inteiro.
Logo no início do longa, somos apresentados ao Doutor Stephen Strange, um neurocirurgião de sucesso, que está sempre em busca de casos extraordinários para manter a sua reputação. Ele é bastante arrogante a ponto de desprezar os seus colegas de trabalho. Entretanto, por conta da sua arrogância, ele sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas.
A partir deste ponto, vemos o ego gigantesco do Strange em busca de todo tipo de ajuda na medicina tradicional, para recuperar o movimento de suas mãos. Sem sucesso nenhum, ele viaja para Catmandu, no Nepal, em busca de um milagre para as suas mãos.
Em Catmandu, Strange conhece a Anciã, que oferece para ele uma cura espiritual. A partir deste momento, o filme não tem medo apresentar todo o conceito do multiverso e projeção astral. Tudo ocorre com uma tremenda naturalidade e desenvolvido de forma ágil e interessante.
Podemos dizer que a Marvel acertou em cheio em ter escalado o ator Benedict Cumberbatch para interpretar o Doutor Estranho, o ator conseguiu demonstrar toda a arrogância que o personagem possui nos quadrinhos, a descrença sobre o mundo da magia e utilizar o sarcasmo ironizando as pessoas e as situações ao seu redor.
A atriz Tilda Swinton como Anciã também arrebenta no filme, conseguiu trazer toda a sabedoria e entrega uma personagem muito misteriosa e cheia de segredos que são reveladas no decorrer do filme.
Chiwetel Ejiofor como Barão Mordo também está incrível, apesar de não ter tanto destaque no filme, eles exploraram muito bem a amizade entre o Strange e Mordo, mostrando que ele se tornará um grande antagonista para o Strange no futuro, igual nos quadrinhos.
O vilão Kaecilius interpretado pelo ator Mads Mikkelsen, cumpre o seu papel no filme. A história dele é interessante, entretanto, ele é apenas um instrumento que serve para desencadear ações muito maiores do que as suas intenções iniciais.
Quero ressaltar que também gostei que o filme não fez tantas citações ao universo cinematográfico da Marvel, fez apenas pequenas menções, se preocupou apenas em contar a origem do personagem e procurou ser o mais objetivo possível. Gostei também deles terem apresentado quais são as consequências do uso indevido da magia.
Doutor Estranho é um filme de origem bastante ousado, cumpre com o que a Marvel prometeu, que era introduzir o misticismo no seu universo, com um visual bastante psicodélico, um roteiro bem simples, uma pegada mais dramática em certos momentos e uma dosagem certa de humor através do personagem Stephen Strange. É um filme que prende toda a nossa atenção do começo ao fim e quando termina, deixa um gostinho de quero mais. E mais uma vez a Marvel conseguiu inovar nos cinemas fazendo um filme de super-herói e abrindo as portas de magia com grande estilo.
Ah, eu recomendo que assistam o filme em uma sala IMAX 3D, vai valer cada centavo do seu ingresso.
Observação: O filme possui duas cenas pós-créditos, então não saia do cinema de jeito nenhum!
Caso você fique interessado em conhecer mais sobre o personagem e se aprofundar nas histórias dele, gostaria de indicar três quadrinhos:
Doutor Estranho V1 é a HQ origem que utilizaram para contar a história dele no filme, vale muito a pena ler.
Doutor Estranho – Shamballa não é uma HQ de super-heróis comum, é um quadrinho bastante filosófico e profundo com um roteiro e arte sensacional do J. M. DeMatteis e Dan Green.
Doutor Estranho – O Juramento é a história que gira em torno do Wong que está com uma grave doença, o grande parceiro do Stephen Strange.
- Divulgado um novo trailer de Alita: Anjo de Combate! - 23 de julho de 2018
- Confira o teaser da terceira temporada de Riverdale! - 23 de julho de 2018
- Revelado a primeira foto oficial do filme live-action de Kim Possible! - 22 de julho de 2018