Crítica – Planeta dos Macacos: A Guerra “O encerramento digno da história de César”

Planeta dos Macacos: A Guerra é o último capítulo da história de César (Andy Serkis), voltado muito mais para o lado emocional e familiar. A trama inicialmente mostra que será apenas um filme de vingança, porém, no decorrer do filme conseguimos perceber que é muito mais do que algo simples do que vingança e guerra.

O longa mostra um amadurecimento sensacional do César, onde ele ainda possui alguns conflitos internos e é atormentado pelo Koba. Cada ação que o César toma nesse filme possui uma consequência que não reflete só ele, mas no grupo também. Andy Serkis consegue fazer uma interpretação magnífica e passar todas as emoções e o drama do macaco César.

Crítica – Planeta dos Macacos: A Guerra "O encerramento digno da história de César"

A guerra está presente no cenário, porém, não é o foco principal. As metáforas e as reflexões que o diretor Matt Reeves quis apresentar no longa, são muito interessante. O diretor mostra claramente que os macacos estão se tornando cada vez mais humanos, enquanto os humanos estão indo para o lado oposto. O próprio Coronel, interpretado pelo veterano Woody Harrelson, que você passa o filme inteiro odiando, no final consegue ganhar até uma certa humanidade e entender claramente os motivos dele ter todo esse ódio pelos macacos.

Os efeitos especiais estão maravilhosos, são de encher os olhos, conseguiram transmitir todas as expressões de alegria e dor dos macacos perfeitamente para a tela dos cinemas. Os personagens secundários também estão excelentes, Bad Ape (Steve Zahn) e Maurice (Karin Konoval) são os destaques, enquanto o Bad Ape está mais para o lado de alívio cômico do filme, a Maurice está novamente no papel de ser a conselheira de César.

Crítica – Planeta dos Macacos: A Guerra "O encerramento digno da história de César"

O diretor Matt Reeves buscou muitas inspirações em Apocalypse Now (1979), e também utilizou metáforas bíblicas, como por exemplo Moisés, para o personagem César, mostrando que o líder está em busca da terra prometida para o seu povo. O terceiro filme da franquia consegue encerrar de forma magistral toda história de César, com ótimas atuações, visual e trilha sonora e um roteiro bem fechado que não deixa pontas soltas.

Ficha Técnica:

Título no Brasil: Planeta dos Macacos: A Guerra
Título Original: War for the Planet of the Apes
Diretor: Matt Reeves
Roteiro: Mark Bomback e Matt Reeves
Data de estreia: 03 de agosto de 2017
Duração: 140 minutos
Elenco:
Andy Serkis – César
Woody Harrelson – Coronel
Steve Zahn – Bad Ape
Karin Konoval – Maurice
Terry Notary – Rocket
Michael Adamthwaite – Luca
Aleks Paunovic – Winter
Alessandro Juliani – Spear
Ty Olsson – Rex

Trailer do filme:

Daeseung

Categorias