Crítica – Star Wars: Os Últimos Jedi “Uma carta de desculpas à Disney”
A mais ou menos 5 anos atrás, um jovem chamado Leandro Ramos entrava em no Twitter revoltado em saber que a Disney havia comprado a toda poderosa Lucasfilm. Para este rapaz, Star Wars se tornaria um musical, uma história de criança, entre outras coisas. Contudo, após assistir Star Wars: Os Últimos Jedi, este jovem saiu da sessão de cinema do terceiro filme do Universo de Star Wars produzido pela Disney falando: “Muito obrigado Disney, vocês são demais!”.
Não vou mentir, posso até ter queimado a minha língua, mas isso tudo vale a pena quando suas expectativas são surpreendidas.
Quando apareceu a mensagem “A long time ago in a galaxy far, far away….” já estava arrepiado, no tema de Star Wars já estava louco pulando na cadeira, imagina a minha animação. No entanto, apesar do grande hype gerado em torno do filme nos últimos meses, a Disney não sentiu a pressão, e como isso, essa gigante empresa conseguiu entregar tudo que prometeu e um pouco mais.
O longa apresenta alguns pequenos problemas, em alguns momentos do segundo ato, o filme fica um pouco arrastado, com uma trama necessária para o desenrolar da historia, porém cansativa (claro, com quase 152 minutos de duração, não tinha como não ter esses momentos). Outra coisa que vale ressaltar, foi a demora de alguns personagens para tomar algumas decisões que claramente podiam ser tomadas previamente, fizeram isso apenas para manter uma certa tensão durante determinada cena do filme.
Apesar destes pequenos problemas, Os Últimos Jedi, assim como O Despertar da Força, continua com o seu alto nível dos filmes de Star Wars. O filme traz muitas cenas icônicas e marcantes. Uma coisa interessante é que a história deste filme é menos aventureira e mais dramática e tensa, ao contrário dos filmes anteriores da franquia. O mais incrível de Star Wars: Os Últimos Jedi, é que apresenta um roteiro extremamente imprevisível e bem feito.
Existem sim cenas que podem ser julgadas como mal feitas ou mal explicadas, porém, no geral, o filme é tão redondinho e com uma história muito envolvente e cativante que qualquer um desses problemas passam despercebidos.
Carrie Fisher fez uma atuação sensacional, não sei como a Disney vai se desdobrar para explicar a falta dessa atriz maravilhosa nos próximos filmes da série. Contudo, ela tem uma cena que ficou um tanto forçada (no sentido literal).
Apesar do Finn (John Boyega) ser um personagem que não gosto tanto, senti que em comparação ao episódio 7 ele não apresentou uma grande evolução. Continua um personagem limitado e sem muito destaque, apesar de que nos dois filmes ele possui uma grande importância para o desenrolar dos acontecimentos.
A Rey (Daisy Ridley) é bem desenvolvida, abordando bem o conflito interno e mostrando do início ao fim do filme uma grande evolução e maturidade, algo que nos motiva a ver mais da personagem nos próximos filmes da franquia.
Sobre o Kylo Ren (Adam Driver), não vou mentir que não gostei do personagem em O Despertar da Força, contudo, o ator mandou muito bem em Os Últimos Jedi, trazendo um personagem complexo e imprevisível, que manipula o telespectador durante todo no filme. Porém, acredito que no último ato o personagem dá um pequeno passo para trás na evolução do seu “Psicológico” na trama.
Poe Dameron (Oscar Isaac) ganhou um espaço maior na franquia, tendo mais cenas de ação e uma ótima evolução durante o filme. Muito provável que nós próximos filmes ele assuma mais o papel de comandante por culpa do falecimento da Carrie Fisher.
Andy Serkis com o Supremo Líder Snoke fez uma boa atuação, apesar de que o personagem foi um pouco mal aproveitado na trama, entretanto Snoke se mostra que é um vilão muito poderoso. Mark Hamill com o Luke Skywalker deu uma aula de atuação, com muitas cenas marcantes que me fizeram cair algumas lágrimas, são emocionantes as cenas em que ele aparece e causa um impacto muito grande na tela.
Star Wars: Os Últimos Jedi não é simplesmente um filme sobre Jedi e Sith, é muito mais do que isso, é bem mais complexo, o bem e o mal é algo relativo nesse universo. O filme traz uma mistura de sentimentos e muita tensão, que faz com que aquele suor masculino desça do seu rosto em diversas cenas.
Observação: O filme possui uma homenagem à atriz Carrie Fisher nos créditos, então não saia do cinema de jeito nenhum!
Ficha Técnica:
Título no Brasil: Star Wars: Os Últimos Jedi
Título Original: Star Wars: The Last Jedi
Diretor: Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson
Data de estreia: 14 de dezembro de 2017
Duração: 152 minutos
Elenco:
Daisy Ridley – Rey
John Boyega – Finn
Oscar Isaac – Poe Dameron
Adam Driver – Kylo Ren
Mark Hamill – Luke Skywalker
Carrie Fisher – General Leia Organa
Andy Serkis – Líder Supremo Snoke
Domhnall Gleeson – General Hux
Kelly Marie Tran – Rose Tico
Laura Dern – Vice Admiral Amilyn Holdo
Gwendoline Christie – Capitã Phasma
Lupita Nyong’o – Maz Kanata
Peter Mayhew e Joonas Suotamo – Chewbacca
Anthony Daniels – C-3PO
Jimmy Vee – R2-D2
Benicio del Toro – DJ
Trailer do filme:
- Nintendo anuncia Pokémon Let’s Go Pikachu and Eevee para Switch! Confira o trailer! - 30 de maio de 2018
- DC Comics anuncia o selo Black Label e revela os primeiros títulos do novo selo! - 10 de março de 2018
- DC Comics revela a Terra 53 formada apenas por macacos! - 22 de fevereiro de 2018